Números sobre ataques no mundo digital são assustadores

Published by Stela Lachtermacher
June 25, 2020 @ 10:00 PM

Foi o que mostrou o consultor de cybersecurity da IBM no Encontro CIONET desta quinta-feira 



Ao ter que lidar com todas as mudanças necessárias a partir da pandemia e do isolamento social, os CIOs se depararam com enormes desafios e entre os maiores o da segurança da informação. O número do aumento de ataques é gritante como mostrou o consultor da IBM para cybersecurity, Alberto Favero, no Encontro CIONET desta manhã que debateu o tema: Como garantir segurança no NOVO ambiente digital? O crescimento de ataques por meio de spam e phishing chegou a, nada menos, que 14.000% como mostrou pesquisa realizada com o apoio da empresa. Segundo ele, 91% dos ataques têm início com movimento de phishing.

De acordo com Favero, as organizações estão exigindo esforços adicionais no que diz respeito à segurança da informação relacionadas a necessidades imediatas fruto do novo cenário. Entre estas ele citou a melhor resiliência em TI e continuidade dos negócios; atender os novos riscos de cybersecutiry e de privacidade; obter eficiência de custos e agilidade na infraestrutura de TI; reduzir o custo operacional e fornecer ferramentas para lidar com a atual cadeia de suprimentos; liderar e educar as pessoas remotamente, mantendo a força de trabalho engajada e consciente dos perigos e gerenciar os riscos relativos ao Covid 19, em colaboração com as agências de saúde.

O executivo apresentou então as ações consideradas prioritárias para a proteção da operação, das pessoas e dos negócios. São elas: a proteção de operações pela internet bem como da privacidade; o monitoramento do perímetro, que compreende também informações em nuvem e os stakeholders; a simulação de testes de cybersecutiry e a garantia de segurança no trabalho remoto; a avaliação health-check com o uso ferramentas além de recomendações e comunicação e a higienização de ativos, observando se os endpoints que retornam do trabalho remoto ao ambiente corporativo estão em conformidade com a política de segurança da empresa.

Posted in:CIONET Brazil

No Comments Yet

Let us know what you think

You May Also Like

These Stories on CIONET Brazil

Subscribe by Email