Este será um dos temas abordados por Pepe Cafferata, da McKinsey, no Encontro CIONET
“A mudança rumo à digitalização não é um problema de tecnologia, mas sim de liderança e pessoas.” Quem afirma é o sócio da MCKinsey Digital, Pepe Cafferata, que acrescenta que também não tem a ver com idade, mas com a capacidade do líder. Segundo ele, muitas empresas hoje já enxergam a TI de maneira diferente, como uma área que faz parte do negócio.
Cafferata esclarece que hoje 40% do trabalho da McKinsey tem a ver com digital e analytics e com o acompanhamento das transformações que são feitas a quatro mãos, junto com os clientes. E citou cinco passos desta trajetória como o vínculo TI-Negócios e a metodologia Agile , uma forma de derrubar os silos que existem entre as áreas.
O segundo deles, de acordo com Cafferata, são as duas velocidades que coexistem que é a dos sistemas legados, que são inflexíveis mas cumprem sua função, e a velocidade do mundo digital que determina que a informação esteja disponível em diversos canais ao mesmo tempo. A terceira questão apontada pelo executivo é o chamado continuous deployment, e ele destaca que algumas empresas tem alguns deployments diários.
O quarto passo é o conceito de produto mínimo viável que prevê que versões do produto estarão sempre evoluindo, mesmo após sua chegada ao mercado. E por fim a questão cultural considerando que novos talentos são perfis bem diferentes do que se está acostumado o que leva à capability building, que é a capacitação.
These Stories on CIONET Brazil
No Comments Yet
Let us know what you think