Em colaboração com:
A CIONET e a Comissão Europeia organizam em outubro o Grand Coalition for Digital Jobs Summit, evento que conta com a participação do Dr. Durão Barroso, atual presidente da CE, e pretende criar sinergias e orientar esforços conjuntos no sentido de revolucionar o emprego e investimento no setor das Tecnologias de Informação e Comunicação em Portugal.
O evento tem como objetivo desenvolver políticas concretas e planos de ação recomendados para três iniciativas: a retenção de talentos no setor das tecnologias, a requalificação dos Portugueses ou a atualização de competências, e a atração de “geradores” de emprego digital para o nosso país. A cimeira juntará experts nas áreas de tecnologias, investimento, RH, educação e certificação, bem como profissionais da área de TIC, decisores governamentais, investigadores e académicos, entre outros.
Num contexto em que a importância das ICT é cada vez maior para o desenvolvimento da competitividade e da inovação, mesmo em negócios que até há pouco tempo eram considerados não tecnológicos, e em que há atualmente um gap entre a procura e a oferta de competências nas áreas das tecnologias de informação a nível Europeu, é fundamental alterar o contexto em que estes temas têm vindo a ser entendidos. Em Portugal, a situação é porventura mais grave na medida em que existe um elevado desemprego global, e em particular nos jovens, e, apesar disso, continua a aumentar a falta de competências no setor das TIC. Este será um dos temas principais do evento e onde serão apresentadas algumas das recomendações a implementar.
Esta ineficiência do mercado surge necessariamente por vários motivos, nomeadamente, pela deficiente informação dos jovens e dos menos jovens sobre as competências necessárias, pela falta de estruturação da oferta de formação aos vários níveis de qualificação e pela falta de capacidade de reciclagem de profissionais de outras áreas nas novas profissões necessárias. Daí a CIONET ter definido a educação como um dos principais campos de atuação. Fica ainda claro que face à carência de recursos qualificados em ICT a nível europeu, uma estratégia de atuação para Portugal deve implicar não só o aumento da oferta de talento, mas também a criação de condições para o reter no país e evitar o brain drain a que temos assistido nos últimos anos. Artur Loureiro, membro do Advisory Board da CIONET, havia expressado a sua preocupação à Comissão Europeia em relação ao brain drain em Portugal no final do ano passado e foi este o tema que originou toda a cimeira.
Mais informação em http://www.cionet.com/grand-coalition-for-digital-jobs-summit/. Caso queira participar no evento, contacte-nos!
No Comments Yet
Let us know what you think