A área de estratégia digital foi instituída separadamente da de tecnologia tradicional para agilizar este processo
Os canais digitais da empresa (portais, mobile, Apps) foram modernizados, além dos jornais O Globo, Extra, Valor Econômico, das revistas da Editora; dos lançamentos dos apps O Globo e Globo + e do portal Valor Investe. Segundo Roberto Portella, CDO - Head Digital das Publicações do Grupo Globo, estão sendo utilizadas tecnologias de ponta como Inteligência Artificial, Machine Learning, Geolocalização, BigData e Realidade Aumentada para habilitar o crescimento dos negócios digitais. E todos os produtos digitais foram dotados de Register Wall e Paywall e de inteligência de entendimento do perfil e interesse de conteúdo de cada leitor, o que ampliou a carteira de assinantes. Ele acrescenta que o processo de transformação envolve todas as áreas core da empresa: Redações, Áreas Comerciais, Área de Publicidade, Audiência, Assinaturas, Atendimento, Tecnologia, Estratégia Digital e também uma adaptação das áreas de suporte como RH, Finanças, Suprimentos, Jurídico, dentre outras.
Portella afirma que a mudança de cultura e mindset em um projeto de transformação digital de negócios em uma empresa de processos tradicionais é um dos grandes obstáculos, requerendo um trabalho intenso de aculturamento, mudança de processos, revisão do modus operandi, desenho de estruturas organizacionais voltadas para o digital e preparação, retenção e atração de talentos. “Os assuntos digitais passaram a ser prioridade nas agendas das diversas áreas e os resultados obtidos - o reconhecimento do mercado e as comunicações internas que destacam as iniciativas digitais e seus resultados - aumentaram o nível de satisfação”, afirma.
Outro desafio foi a exportação do modelo ágil para outras áreas, como de assinaturas e marketing que passaram a operar no modelo ágil gerando novos resultados para a empresa. E mais, o esforço de evolução e substituição dos sistemas legados, acompanhado do investimento com a escolha e adoção de novas plataformas tecnológicas para o crescimento digital. E ressalta o alto esforço na retenção, seleção e atração de talentos digitais dado o grande aquecimento do mercado para este tipo de profissional.
De acordo com o executivo, o processo de Transformação Digital tem o sponsorship direto do CEO, cuja agenda tem direcionado as ações para o crescimento dos resultados digitais em todos os canais. Desta forma os resultados obtidos apresentam um crescimento médio do digital acima de 40% nos últimos dois anos.
These Stories on CIONET Brazil
No Comments Yet
Let us know what you think