Estamos na crista da revolução da gestão de mudança que teve que ser readaptada para esta realidade de hoje com Uber e airbnb, entre outros, que representam um hub de integração direta entre quem tem um serviço a prover e quem precisa deste serviço. Quem afirma é o CEO do Human Change Management Institute do Brasil, João Vicente Gonçalves. Ele será o Keynote do Encontro Cionet de Novembro, no próximo dia 23, em São Paulo.
Ex-CIO de organizações como a Infoglobo, Gonçalves comenta que brinca com colegas que atuam em gestão de mudanças dizendo que a própria área precisa de uma gestão de mudanças. Ele diz que para muitos líderes o conceito está associado à psicologia. “Mas o líder precisa ter consciência de que nenhuma mudança será efetiva se não focar no fator humano, e isso cabe a ele, como líder”, completa. E lembra que o CIO precisa entender das questões técnicas bem como do negócio, sem necessariamente ser técnico ou de negócios. E além da conscientização é necessário uma capacitação com o desenvolvimento de determinadas competências.
Gonçalves menciona um novo cargo entre gestores, o CMO – Change Management Office, que irá identificar barreiras para a realização das mudanças na organização, os impactos que serão gerados, conflitos, stress, formas de motivação, de engajamento, de comunicação. E adverte que esta não é uma disciplina separada das demais. “Ela deve acompanhar o projeto desde o seu nascedouro. Desta forma, a chance de sucesso será infinitamente maior”, reforça.
Para conhecer mais a fundo o novo conceito da gestão de mudança participe do Encontro Cionet Gestão de Mudanças... e o fator humano? Será no dia 23 de Novembro na sede da FIA do Alto de Pinheiros, na avenida Nações Unidas, 7221, mezanino, das 8:30 às 12:00 hs. As Inscrições são gratuitas porém há número limitado de vagas. Associados devem se inscrever no endereço http://www.cionet.com/events/89451/ e não associados em eventos_brazil@cionet.com .