Join us
Login

Quem é o novo CIO?

Published by Stela Lachtermacher
June 06, 2019 @ 10:43 PM

Seu perfil mudou para atender a transformação digital e as novas demandas das empresas

“A tecnologia nunca esteve tão exposta  frente à estratégia da organização e nunca se teve tanta demanda por profissionais de TI como se tem hoje.” Quem afirma é Maria Alice Mendes, Principal da Korn Ferry e uma das painelista do Encontro CIONET que aconteceu hoje em São Paulo e contou com a participação de líderes de TI de algumas das principais empresas do país.

Claudio Sanches, diretor de Produtos de Investimento e Previdência do Itaú Unibanco, destacou que a grande questão dos processos de transformação é a cultural. E  acrescentou que o mindset deve ser “que problema do cliente eu estou resolvendo?”. Ele relatou que a instituição teve dois momentos de mudança, a primeira de compreender o novo modelo e a segunda com a área de TI participando do começo até o final de projetos.

O diretor de Customer Experience da Ambev, Rafael Martins, disse que o primeiro passo é treinar as pessoas de cima prá baixo, da direção para os demais colaboradores. Segundo ele, a Ambev está há dois anos investindo junto à alta direção da empresa mostrando a importância da TI e quanto ela pode ajudar o negócio.E contou que a companhia fez um livro manual sobre a mudança para o modelo Ágil cujo primeiro capítulo discorre sobre onde o processo cabe e onde não, mas lembrando que a base deve ser sempre o mindset.

Para Pepe Cafferata, sócio da McKinsey Digital, o desafio maior é a liderança e que os silos  entre as áreas estão caindo e as equipes estão cada vez mais multidisciplinares. Tatiana  Medina, CIO da Klabin e membro do Conselho Assessor da CIONET , disse que hoje boa parte de seu tempo é dedicado ao change management. E citou a área florestal da companhia, setor bastante tradicional, onde hoje funcionam três células atuando dentro do novo modelo. Outro investimento da companhia é na comunicação e na colaboração. “Temos que ter certeza de que quem está no time compreende seu propósito.”

Posted in:CIONET Brazil

You May Also Like

These Stories on CIONET Brazil

Subscribe by Email

No Comments Yet

Let us know what you think