Join us
Login

Muito trabalho num ambiente ainda incerto

Published by Stela Lachtermacher
April 01, 2019 @ 6:39 PM

Foi o que se pode ver no Encontro CIONET de hoje que debateu o Cenário Econômico no País nos próximos anos e os reflexos no setor de TI

A Previdência consome 60% das receitas da União. E isso enquanto a maioria da população trabalha, e quando a coisa se inverter? A pergunta foi deixada no ar pelo jornalista Cristiano Romero, Editor-executivo do jornal Valor e keynote do Encontro CIONET desta terça-feira sobre “O Cenário Econômico do Brasil nos próximos anos”. 

O professor de economia brasileira da USP, Heron do Carmo, reforçou que o desempenho da economia está hoje condicionado, principalmente, ao trâmite da reforma da Previdência. E acrescentou que a reforma é fundamental para a expectativa da sociedade que é um fator que também afeta o desempenho da economia. Ao que Cristiano Romero completou: “se a reforma da Previdência não passar vamos ter uma crise muito mais séria.” 

Segundo Heron do Carmo, hoje institutos de pesquisa mostram que as perspectivas são boas e apontam para uma inflação de 3,89%, abaixo do 4,0 previstos anteriormente, e um PIB com crescimento de 2,01% contra 1,12% no ano passado. Ele falou  do levantamento da FIA nas mídias sociais que mostra um índice de positividade de 38%. “À medida que a reforma da previdência for caminhando isso ficará mais claro, mas diria que as perspectivas são favoráveis”, afirma, e acrescenta: talvez este ano tenhamos o melhor Natal depois da crise.

Falando sobre como este cenário poderá refletir no setor de TI, o Senior Vice-presidente e Country Manager da Dell no Brasil, Luis Fernando Gonçalves, disse que a perspectiva para este ano, segundo estudos de mercado, é que o setor cresça este ano mais de 10%. E há muito o que ser feito. O executivo trouxe dados de pesquisa feita pela Dell e a Intel sobre o índice de transformação digital no mundo e no Brasil os números mostram que apenas 6% das empresas já contam com um plano de digitalização maduro com investimentos e inovações em andamento. Um percentual significativo de 22% sequer tem qualquer plano nesta linha enquanto 37% tendem a seguir outras empresas e 33% planejam uma adoção gradual com investimentos focados no futuro.

O Encontro CIONET aconteceu no auditório da FIA, em São Paulo, e reuniu lideranças de TI de grandes empresas do País.

Posted in:CIONET Brazil

You May Also Like

These Stories on CIONET Brazil

Subscribe by Email

No Comments Yet

Let us know what you think