Join us
Login

Mudança Cultural

Published by Stela Lachtermacher
June 04, 2019 @ 11:29 PM

É o que a transformação digital provoca segundo Cláudio Sanches, diretor do Itaú Unibanco e painelista do Encontro CIONET

“A transformação digital, antes de tudo, é uma mudança cultural que envolve uma integração total entre as diversas equipes, especialmente Negócio e TI”, afirma Cláudio Sanches, Diretor de Investimento e Previdência do Itaú Unibanco.  Segundo ele, hoje nas diversas “squads” que foram definidas é quase impossível identificar quem é negócio e quem é TI. “Aliás, tentamos não mais classificar as pessoas em negócio e TI. São todos negócios com habilidades específicas que se complementam”, reforça.

Sanches explica que no modelo anterior de Waterfall existia uma grande separação entre as áreas de negócio e de TI. A área de TI participava muito pouco nas fases de identificação do problema e na definição das potenciais soluçõe, atuando muito mais como a tiradora de pedidos. E completa: não trazer os colaboradores de TI para a discussão de negócio é um grande desperdício.

O executivo diz que na nova cultura praticamente muda tudo incluindo maior autonomia dos times, tolerância ao erro de todos, transparência, inclusive sem hierarquia, colaboração irrestrita, empatia incondicional, mente totalmente aberta, ambiente positivamente crítico e uma disciplina de execução insana. De acordo com Sanches, os líderes de TI e de Negócio que vivenciam o novo processo tem total consciência de como uma atuação integrada “end to end” pode trazer muito mais eficiência no desenvolvimento do negócio mas acrescenta que ainda existe um desafio de contaminação maior de outros áreas. E mais, toda a estrutura do negócio foi redefinida., começando por uma organização mais voltada para a cadeia de valor do cliente.

Sanches, que será uma dos painelistas do Encontro CIONET sobre “O Novo Papel do Líder de TI e o Formato Ideal dos Times para a Jornada de Transformação Digital"    , nesta quinta-feira, diz que toda a organização foi montada no conceito de squads de entrega. A partir destes squads, que são times pequenos, multifuncionais e perenes, a dinâmica de trabalho muda totalmente incluindo: ciclos curtos de desenvolvimento, métricas reais de resultado e  validação constante com os clientes. Mas as principais mudanças são de realmente colocar o cliente no centro e o foco total no resultado, e não mais na entrega.

O Encontro CIONET  será no Auditório Copa Coworking by Vtex, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 4440 - 10º andar. As inscrições são gratuitas porém o número de vagas é limitado e há poucas vagas ainda disponíveis. Inscreva-se acessando o link: https://br20190606.eventbrite.com

 

Posted in:CIONET Brazil

You May Also Like

These Stories on CIONET Brazil

Subscribe by Email

No Comments Yet

Let us know what you think