Join us
Login

Apenas 6% das empresas médias e grandes do país fizeram sua transformação digital

Published by Stela Lachtermacher
March 01, 2019 @ 2:19 AM

É o que mostra estudo realizado pela Dell realizado em conjunto com a Intel

Estudo realizado no segundo semestre de 2018 em 42 países por duas das líderes da indústria de TI, Dell e Intel, parceiros da CIONET Brazil, mostrou que apenas 6% das corporações brasileiras podem ser consideradas líderes digitais, ou seja, já têm a digitalização enraizada no negócio. Foram ouvidos cerca de 100 líderes de empresas médias e grandes. Realizado pela Vanson Bourne, o mapeamento deu origem ao DT Index – Índice de Transformação Digital da Dell.

O resultado mostra que 70% das empresas brasileiras já contam com planejamento e investimentos para digitalizar os negócios, sendo que 37% contam com um plano digital maduro e investimentos em inovação enquanto 33% investem de forma gradual e com maior cautela. Na contramão, o estudo aponta também que uma parte significativa das empresas, 22%, ainda se movem muito lentamente e 2% nem sequer tem um plano digital em vigor.

“Nos próximos anos, o ecossistema digital orientado por dados vem ganhando força e a expectativa é que cada vez mais empresas concentrem seus esforços nos processos de digitalização. Com isso, a necessidade da digitalização é cada dia mais mandatória para que as empresas permaneçam competitivas em seus respectivos mercados, que inclui a capacidade de seguir inovando e se diferenciando da concorrência”, afirmou Luis Gonçalves, vice-presidente Sênior e Gerente Geral da Dell EMC Brasil. E completou: a era digital chegou e está reformulando a forma como vivemos, trabalhamos e conduzimos negócios refroçando que o tempo é essencial. “A transformação genuína precisa acontecer agora e precisa de ser radical”, completa.

As empresas foram classificadas com base no desempenho em quatro áreas: incorporação dos principais atributos de um negócio digital; estratégia de TI; estratégia de transformação da força de trabalho e investimentos planejados para os próximos cinco anos. Entre os decisores brasileiros, o DT Index identificou que 86% dos respondentes apontaram grandes barreiras para avançar em seus processos de digitalização destacando, entre os desafios, a regulamentação ou mudanças nas leis (33%); preocupações com privacidade e cibersegurança (31%); sobrecarga de informação (30%); fraca governança digital e estrutura (26%); falta dos conjuntos de habilidades e conhecimentos internos adequados (24%).

A pesquisa indica que as empresas estão tomando medidas para superar suas barreiras, juntamente com a ameaça de serem superadas por concorrentes mais ágeis e inovadores. Cerca de 63% compartilham o conhecimento entre funções, equipando os líderes de TI com habilidades de negócios e líderes de negócios com habilidades de TI (em 2016 eram 27,7%) e 53% já adotaram o desenvolvimento ágil (em 2016 eram 42,7%).

Posted in:CIONET Brazil

You May Also Like

These Stories on CIONET Brazil

Subscribe by Email

No Comments Yet

Let us know what you think