Join us
Login

A terceira onda do Agile

Published by Stela Lachtermacher
February 13, 2020 @ 1:30 PM

Este foi o foco debate nos workshops realizados pela Impulso

No Brasil, segundo Dairton Bassi, CEO do Agile Trends, o Agile, este movimento que contempla o trabalho com equipes múltiplas com perfis diversos e alinhamento entre as diversas áreas em grupos que funcionam como mini empresas, está em sua fase inicial. Ele defende que estas equipes ou squads, que reúnem pessoas de vários departamentos com maior grau de autonomia, levam as empresas a um progresso maior. E adverte: quem ficar parado no modelo anterior está fadado à uma estrutura ineficiente.

Segundo Bassi, como toda a mudança esta também gera desconforto e ele aponta a cultura e o mindset das companhias, além da resistência à mudança, como algumas das principais dificuldades na implementação do modelo Agile, além do não conhecimento sobre o assunto.

E sobre as mudanças provocadas na cultura das empresas com a nova metodologia Agile, ele destacou pontos no workshop coordenado pela Impulso como do modelo hierárquico passar ao de colaboração; da supervisão à autogestão; de trocar tarefas a serem feitas para o modelo de desafios; de partir de premissas  para a experimentação; do faça certo para o aprenda rápido; do foco na quantidade para o do valor agregado e dos silos para  a serindipidade. Palavra pouco conhecida que significa você descobrir coisas meio que por acaso devido a pré condições do ambiente, das pessoas e dos fatos, acontecimentos que podem ser definitivos para a empresa e os negócios.

Posted in:CIONET Brazil

You May Also Like

These Stories on CIONET Brazil

Subscribe by Email

No Comments Yet

Let us know what you think