Join us
Login

Transformação Digital muda o papel do líder de TI

Published by Stela Lachtermacher
May 02, 2019 @ 9:27 PM

É o que comenta o coordenador do próximo Encontro CIONET, Fábio Mota, da Raízen

“Não é de hoje que é esperado que a área de tecnologia entregue sistemas e infraestrutura para permitir a execução da estratégia das empresas. Dentro do contexto de transformação digital esse processo se torna ainda mais relevante e completo, trazendo o desafio e ao mesmo tempo a oportunidade do líder de TI ser o agente de mudança” A afirmação é de Fábio Mota, vice-presidente da Raízen e membro do conselho da CIONET, que exemplifica dizendo que cabe ao líder de TI  trazer e evangelizar as áreas a trabalharem de uma outra forma, reorganizando os grupos de trabalho, promovendo diversidade, colaboração e inclusão, além da prática de uma nova mentalidade mais enxuta, permissiva à falha porém ágil na correção e na captura dos benefícios para o negócio.

De acordo com Mota, o líder de TI no passado geralmente era responsável por capitanear a transformação sob a ótica tecnológica apenas, agora ele passa a ser responsável também pela mudança de processos e pessoas, o que leva a área de TI a ganhar uma importância muito maior dentro da empresa. “E isso não só acontece com o líder, mas com seu time”, completa Mota. Segundo ele, novas habilidades técnicas, metodológicas e de gestão de pessoas são requeridas. “O “aprender a desaprender” ou o aprendizado por toda a vida (lifelong learning) passa a ser vital dentro desse processo de evolução rápida que passa o mundo”, completa.

Para o executivo, apesar  de continuarem sendo  necessários os skills especializados para as tecnologias centrais (core) e de alicerce da arquitetura tecnológica, uma parte do grupo precisará estar constantemente acompanhando, testando, e evoluindo o que há ao redor do ecossistema de tecnologia para garantir a vanguarda ou até a sobrevivência dos negócios em que estiverem inseridos.  E acrescenta que no passado, para uma empresa mudar seu modelo de negócio, levaria anos. Será cada vez mais comum e rápido empresas mudarem completamente seus modelos de negócio (pivotarem), e por isso a área de TI precisará se manter como o grande viabilizador dessas transformações.

O executivo diz que na indústria onde atua a única certeza que se tem é que ela será transformada. “Ao mesmo tempo, também sabemos que há oportunidades mesmo na execução das operações atuais de fazê-las de maneira ainda mais eficiente. Cabe à transformação digital permitir que atuemos nessas duas frentes: fazer o hoje melhor e se preparar para o amanhã. “E relata ainda: estamos em meio à essa transformação na Raízen, elegendo as áreas e produtos onde podemos alavancar de maneira mais rápida os benefícios dessa transformação. Estamos também avaliando constantemente se de fato essa transformação se aplica a tudo. “Encontrar o equilíbrio correto de quando, como e onde executar a transformação será fator crítico de sucesso também”, conlui.

O Encontro CIONET será no dia 6 de Junho, no Auditório Copa Coworking by Vtex, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 4440 - 10º andar. As inscrições são gratuitas porém o número de vagas é limitado. Inscreva-se pelo acessando o link: https://br20190606.eventbrite.com

Posted in:CIONET Brazil

You May Also Like

These Stories on CIONET Brazil

Subscribe by Email

No Comments Yet

Let us know what you think